20.11.09

Exibição do documentário "Multi-Evento Cultural Cidades-Irmãs", do prof. Roberto Dantas (UNEB-Campus I)

No dia 25, das 17 às 19 horas, no auditório do Campus IV será exibido o documentário "Multi-Evento Cultural Cidades-Irmãs", do prof. Roberto Dantas (UNEB-Campus I). Segundo o autor,
"Nesta película são apresentadas manifestações culturais de três
cidades sertanejas - partícipes do projeto "A Caminho dos Sertões
de Canudos" e historicamente vinculadas à Guerra (Uauá, Monte Santo
e Canudos) - a exemplo do Terno de Ciganas da Lagoa do Pires (Uauá),
do Terno de Reis do Acaru (Monte Santo), aboiadores, repentistas, vaqueiros, zabumbeiros,
grupos culturais sertanejos, a tradicional quadrilha junina, artistas e poetas
populares, estudantes, agentes culturais, professores, etc..."

AVISO

O professor Marcos Profeta infelizmente não poderá comparecer ao evento. Em seu lugar, comporá a mesa o prof. Ricardo Santos Batista. O prof. Profeta pede desculpas pelo imprevisto.

DIVULGAÇÃO DA SEMANA

A XI semana de História do campus IV é divulgado pela Bahia.


Entre outros meios de comunicação foi anunciado o evento no jornal local A semana, bem como no site da UNEB http://www.uneb.br/exibe_noticia.jsp?pubid=4370, no site ibahia.com http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=218013&id_secao=31, no site bahia em foco http://www.bahiaemfoco.com/noticia/12524/jacobina-historia-regional-e-tema-de-seminario, e ainda na rádio sociedade AM http://rss.midiaclip.com.br/rss/clipping.jsp?idMateria=65897

31.10.09

INFORMAÇÕES ÚTEIS


A XI SEMANA DE HISTÓRIA TEM NOVA DATA: SERÁ ENTRE OS DIAS 23 E 27 DE NOVEMBRO DE 2009.

AS INSCRIÇÕES PARA OUVINTE DÃO DIREITO A PARTICIPAÇÃO DE UM MINICURSO E UMA OFICINA, SERÁ COBRADA TAXA DE R$10,00 PARA ALUNOS DA UNEB E R$15,00 PARA OUTROS. O VALOR DEVE SER PAGO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO. ESSAS OCORRERÃO ENTRE OS DIAS 12 E 20 DE NOVEMBRO

APENAS PARA INSCRIÇÃO DE ALUNOS DE OUTRAS CIDADES O PAGAMENTO PODERÁ SER EFETUADO DURANTE O PRIMEIRO DIA DO EVENTO.

PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NAS COMUNICAÇÕES, NOS ENVIE SEU ARTIGO PARA O E-MAIL: escravidaonosertao@escravidaonosertao.com NÃO TERÁ CUSTO ADICIONAL, ENTRETANTO, PARA PARTICIPAR DAS COMUNICAÇÕES DEVERÁ NECESSARIAMENTE ESTAR INSCRITO NO EVENTO.

PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS ENVIE UM E-MAIL PARA xisemanadehistoria@gmail.com.

Att.

Comissão Organizadora do evento



18.10.09

COMISSÃO ORGANIZADORA


Colegiado de História
Diretório Acadêmico de História
NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão
Jackson André da Silva Ferreira
Moiseis de Oliveira Sampaio
Júlia Rosa Castro de Britto
Maria Sandra Gama
José Alfredo de Araújo

APRESENTAÇÃO

O que se tem produzido sobre a História da Bahia? Se essa pergunta fosse colocada para os profissionais e estudantes de História aproximadamente há 10 anos atrás, com certeza as respostas se concentrariam nas produções acadêmicas que privilegiaram Salvador e Recôncavo, área de ocupação mais antiga, detentora de um elevando contingente populacional e de importantes atividades econômicas até, pelo menos, finais do século XIX. Acreditava-se que a concentração de estudos nestes espaços devia-se, entre outras razões, a pouca possibilidade de pesquisa para as áreas afastadas de Salvador e sua Hiterlândia, comumente conhecidas como Sertões, em função da quase inexistência de fontes ou dificuldade de acesso às mesmas.
Felizmente esse quadro vem mudando. Hoje, a resposta para a mesma pergunta englobaria necessariamente as produções acadêmicas realizadas por pesquisadores que vem se dedicando à pesquisa da História Regional e Local. Entretanto, não nos enganemos. Há ainda muitas histórias a revelar e um dos maiores problemas enfrentados pelos estudiosos na História Local e Regional, ou como preferimos chamar, nas outras Bahias, ainda enfrentam uma séria de dificuldades, entre elas a pouca visibilidade de seus trabalhos. Para enfrentar este e outros problemas é que o Colegiado de Licenciatura em História e o Diretório Acadêmico de História propõem para a XI Semana de História a temática: Outras Bahias: seminário de História Regional (perspectivas, fontes e arquivos).

IMPORTÂNCIA DO EVENTO

Entre as muitas razões que acreditamos ser capaz de demonstrar a importância da realização desse evento, elencamos algumas que achamos mais pertinentes. A primeira diz respeito à necessidade de realização de um evento que vem acorrendo quase que anualmente e que envolve o corpo docente e discente do curso de Licenciatura em História da UNEB-Campus IV. Como o título indica, será a XI Semana de História e assim como as demais esperamos que durante toda a semana, de 09 a 13 de outubro, possibilite a crescimento discente no âmbito da pesquisa e do ensino.
Também, assim como as Semanas anteriores, essa se propõe a discutir um tema importante para a formação acadêmica dos discentes. A pesquisa em História Regional e Local vem ganhando força dentro da “historiografia baiana”. A cada ano que passa, mais pesquisadores estão se debruçando sobre temáticas locais. Para o Campus IV o evento é ainda mais importante, em função da existência de uma dos cursos de Licenciatura em História mais antigos da Universidade do Estado da Bahia, juntamente com os dos campi de Santo Antonio de Jesus e Alagoinhas. Nosso curso de História vem formando profissionais que estão atuando na área de ensino e de pesquisa. Alguns deles hoje são professores do Campus, como os professores Valter Gomes Santos de Oliveira, Mariza do Carmo Rodrigues, Sandra Gama, Moiseis Oliveira Sampaio e Joelma Ferreira dos Santos. A maioria desses profissionais desenvolveu pesquisas ou está desenvolvendo pesquisas na microrregião, possibilitando assim um maior conhecimento da história local. Aqui citamos apenas alguns, mas não estamos esquecendo de outros, tão importantes quantos, que mesmo não sendo oriundos da UNEB-Campus IV ou não estando no corpo docente do curso de História estão realizando os mesmos esforços. Porém, infelizmente, pouca divulgação tem sido dada a essas pesquisas. Neste sentido, a realização da semana faz-se importante, pois permitirá que os discentes, a comunidade acadêmica do Campus IV, em geral, assim como a comunidade da região possam ter conhecimento do que vem sendo produzido sobre a história local e regional.
Para os discentes do curso de História será uma excelente oportunidade para conhecer o que foi e vem sendo produzido sobre as outras Bahias, pois o evento não se propõe apenas a divulgar e incentivar a pesquisa e o ensino apenas nos espaços da microrregião beneficiadas pela UNEB. Pretendemos pesquisadores que contribuem e contribuíram para a ampliação das áreas de pesquisa baiana. O evento possibilitará aos discentes conhecer outras realidades históricas para além de Salvador e Recôncavo. Permitirá também o fomento de pesquisa e ensino sobre essas outras Bahias.
Não sendo pesquisa e ensino desassociados, a semana favorecerá no aumento das possibilidades de pesquisa, nos conhecimentos de fontes e métodos, na ampliação de metodologias aplicadas ao ensino de história, chamando os estudantes a responsabilidade de atrelar os conhecimentos necessários para a formação do educando nos níveis fundamentais e médios a sua realidade história.

OBJETIVOS

Geral

• Incentivar a discussão, o debate e a troca de experiências sobre a pesquisa e o ensino da História Regional.



Específicos:

• Divulgar as produções acadêmicas sobre a História Regional e Local, permitindo que pesquisadores possam apresentar seus trabalhos acadêmicos;
• Contribuir para a formação acadêmica dos graduandos da UNEB-Campus IV, em especial os de Licenciatura em História;
• Incentivar a produção de trabalho acadêmico no âmbito da pesquisa e do ensino.

Programação Geral

PROGRAMAÇÃO

CONFERÊNCIAS E MESAS REDONDAS

23/11 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA – História Regional e Local: perspectivas, fontes e arquivos

  • Prof. Dr. Daniel Francisco dos Santos (UNEB-CAMPUS II)

24/11 – MESA REDONDA – Escravidão e a presença negra nos arquivos sertanejos

  • Prof.° Dr.° Raphael Rodrigues Vieira Filho (UNEB – CAMPUS I)
  • Prof. Ma. Kátia Lorena Novaes (UFBA-Doutoranda)

25/11 – MESA REDONDA – Impressões sobre as mulheres no sertão

  • Prof. a Dr.a Elisangela Oliveira Ferreira (UNEB-CAMPUS XII)
  • Prof. Me. Ricardo dos Santos Batista (UFBA Mestrando)

26/11 – MESA REDONDA – Experiências de trabalhos e trabalhadores

  • Prof. a Ma. Joana Medrado (UFF-Doutoranda)
  • Prof. Me. Edinaldo Antonio (UNEB-CAMPUS V)

27/11 – CONFERÊNCIA DE ENCERAMENTO – O Ensino de História Local e Regional e outros aspectos sobre os estudos regionais

  • Prof. Me. Valter Guimarães Soares (UEFS)
-------------------------------------------------------------------------------------------------


Acontecerá também em concomitância com a semana uma exposição fotográfica intitulada "Olhares Sertanejos" do Professor Me Válter de Oliveira, docente do Campus IV.

Oficinas

  • Oficina: Noções de paleografia – Júlia Rosa Castro de Britto (Data e horário: Dia 23 Tarde e dia 24 manhã e tarde)

  • Oficina: Como trabalhar com testamentos e inventários – Jackson André da Silva Ferreira; (Data e horário: Dia 24 pela manhã e tarde e dia 25 tarde)

  • Oficina: Uso da fotografia como documento histórico – Válter Gomes de Oliveira. (Data e horário: Dias 24 manhã e tarde e dia 25 tarde)

15.10.09

Minicursos

  • Minicurso: Biografia como possibilidade de pesquisa – Moiseis de Oliveira Sampaio; (Data e horário: 27 manhã e tarde)
  • Minicurso Fontes para a História da Educação – José Carlos de Araújo Silva; (Data e horário: Dia 27 manhã e tarde)

  • Minicurso: Os indígenas e as missões religiosas – Solon Natalício; (Data e horário: Dia 26 pela manhã e dia 27 pela manhã)

  • Minicurso: Medicina e Gênero:possibilidades de articulação – Ricardo Batista; (Data e horário: Dia 24 tarde e dia 25 tarde)

  • Minicurso: O coronelismo e os coronéis de Morro do Chapéu: as dificuldades no conceito e as peculiaridades do mandonismo na Chapada - Jedean Gomes Leite; (Data e horário: 26 manhã e 27 tarde)

  • Minicurso: O comércio de carne verde: relações entre Salvador e Sertão (título provisório) - Rodrigo Lopes Freitas. (Data e horário: 26 manhã e 27 manhã)
  • Minicurso: O Levante Sertanejo: apogeu e ocaso do coronelismo baiano (1919/1930) - João Reis Noaves (NOVO) (Data e horário: 26 manhã e 27 tarde)